Passar para o Conteúdo Principal Top

VENCEDOR DA EDIÇÃO DE 2023 - ÍLHAVO: DESPORTO E LAZER

“Ílhavo: Desporto e Lazer”  é o projeto vencedor da edição 2023 do Orçamento Participativo

A trajetória do processo de participação do Orçamento Participativo de ílhavo teve no dia 16 de setembro um importante marco, pela apresentação daquele se viria a configurar como projeto vencedor.

“Ílhavo: Desporto e Lazer”, apresentado pela mão da jovem Joana Gião que, com 16 anos, submeteu o projeto que se viria a revelar o mais votado pela população. Trata-se de um parque que estará equipado com um ‘half-pipe’ para a prática de skate, uma parede de escalada, mesa de ping-pong que possibilitarão a prática desportiva destas atividades. Será dotado uma zona de merendas, protegida com vela de sombreamento, com bancos, papeleiras e iluminação adequada. Complementarmente, no jardim, serão plantadas árvores. 

Com o apoio da Biblioteca Municipal de Ílhavo, evocando o passado das bibliotecas itinerantes, no local estará disponível uma cabine telefónica antiga contendo livros de livre acesso. Assim, enquanto os mais novos usufruem da parte desportiva do local, os adultos que os supervisionam poderão aproveitar alguns momentos de lazer, lendo um livro. 

Os proponentes da edição 2023, com idades compreendidas entre os 16 e os 71 anos, são prova de que o processo do Orçamento Participativo é fundamental para uma sociedade democrática, pois permite que as pessoas, independentemente da idade, tenham voz e influência sobre as decisões que dizem respeito às suas vidas e à sua comunidade.

Por parte da Equipa do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Ílhavo foi sentido que o processo permitiu o desenvolvimento de espaços de aproximação e de confiança, sendo prova viva da dinâmica de abertura da autarquia à sociedade, tendo proporcionado um franco engajamento e envolvimento consciente e voluntário das pessoas, proponentes e votantes, em decisões que tocam as suas vidas e a sociedade em que vivem.

A cada vez maior necessidade de construir uma sociedade civil forte e interventiva, com capacidade de se organizar e mobilizada para definir prioridades de investimento e a apropriação do processo pela população, demonstram que a implementação dos Orçamentos Participativos se configura como uma prática bem conseguida e consolidada de democracia participativa.


Conheça AQUI o projeto vencedor

18 Set '23

Documentos

Top